Final de ano sustentável: Crie momentos e preserve o planeta.
- Gaia
- 16 de dez. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 4 de jan.
Chega dezembro e, com ele, a missão impossível de fechar o ano com chave de ouro. Tem ceia, presentes, luzes piscando e aquela pilha de descartáveis que até o Papai Noel ficaria triste de ver. Mas que tal repensar os hábitos para que as festas de fim de ano sejam mais amigáveis com Gaia, nossa casa planetária?
Nessa época ficamos pilhados pelo marketing desenfreado que incentiva o consumismo e hábitos nada sustentáveis, mas existe uma forma de aproveitar o melhor desses momentos sem deixar Gaia de ressaca. Afinal, estamos celebrando mais um ano que se encerra e outro que inicia, se queremos continuar brindando o amanhã, precisamos ser mais conscientes. Vamos para algumas dicas fáceis (e econômicas, porque ninguém tá esbanjando por aí, né?).

🎁 1. Presentes que contam histórias, não pilhas de lixo
Sabia que cerca de 30% dos presentes acabam esquecidos ou descartados antes mesmo do próximo Natal? Evite a tentação dos "presentes de última hora" comprados só para cumprir tabela. Aqui a chave é repensar o que realmente é necessário, versus o que a publicidade faz a gente achar que precisamos. Experimente:
Presentes artesanais: Uma geleia caseira, um bolo ou até aquele porta-retrato customizado são cheios de amor e significado.
Experiências: Ofereça um passeio, uma aula ou até um "vale-trocar-uma-lâmpada" (quem nunca precisou?).
Segunda mão: Brechós e marketplaces estão cheios de tesouros esperando por um novo dono.
Presentes digitais: Existem formas de presentear com bens digitais, que não tem uma cadeia de impacto tão grandes, como filmes, livros, músicas, jogos e assinaturas de um plano de algo especial.
A Gaia Certificadora Ambiente também se preocupa com a origem e procedência do presente embaixo da sua árvore de Natal. Por isso temos a certificação Ecoproduto, que garante que o processo de fabricação ou materiais utilizáveis, seguem padrões ecológicos.
🎄 2. Decoração: menos é mais
A cada ano, enchemos o carrinho com mais pisca-piscas, bolas e enfeites. Mas e os que você já tem? Aqui a palavra é reutilizar e prolongar a vida útil dos nossos enfeites. Existem centenas de possibilidades para dar uma nova cara na decoração do ano passado. Dá para reinventar!
Reutilize enfeites antigos: Uma camada nova de tinta ou brilho dá cara nova àquelas bolinhas desgastadas.
Decoração natural: Galhos secos, folhas, pinhas e frutas são bonitos, biodegradáveis e gratuitos.
Troque entre amigos: Combine com sua turma um “troca-troca” de enfeites para variar sem gastar (ou produzir lixo novo).
Novos layouts: Teste diferentes design de decoração com enfeites antigos, pense em usá-los de novas formas e em novos locais, criando uma nova atmosfera.
Essa dica é apenas uma forma das várias que existem na estratégia sustentável do selo Empresa Consciente ESG. Desmaterializar o escritório e otimizar os processos de produção são a base para construir uma marca verde e comprometida com o meio ambiente, o social e a governança.
🍗 3. Ceia consciente e sem desperdício
No Natal, é comum cozinhar para um batalhão, mesmo que a mesa tenha só quatro ou cinco pessoas. O resultado? Toneladas de comida desperdiçada. O combate à fome é um problema sério no mundo e um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Evitar o desperdício de alimentos é uma forma de combate à fome. Algumas ideias:
Planeje o cardápio: Cozinhe o suficiente para sua galera e, se sobrar, distribua ou congele.
Ingredientes locais: Priorize produtos frescos e regionais – menos transporte, mais sabor.
Adote o "prato limpo": Use pratos reutilizáveis e evite descartáveis. Se não tiver opção, busque alternativas biodegradáveis ou compostáveis.
Espírito da caridade: Sobrou muita comida no dia seguinte? Existem ONGs e organizações que aceitam doações para pessoas necessitadas. Imagina que lendo proporcionar uma refeição única para alguém em situação carente.
O Efeito Estufa que é agravado pelas emissões de gases tóxicos, especialmente carbono, é um assunto sério e responsável por consequências alarmantes. Por isso, nossa certificação Carbono Neutro ajuda pessoas e empresas a neutralizar suas emissões e garantirem que estão compensando suas atividades com créditos adequados.
🎅 4. Luzes com moderação
Quem nunca exagerou nas luzinhas e depois recebeu a conta de energia com um susto? Parece bobeira, mas cada kilowatt de energia que tem como origem uma fonte não limpa, como a destruidora elétrica local, emite Gases de Efeito Estufa prejudiciais ao planeta. Para evitar o excesso:
Troque para LED: Consomem até 80% menos energia e duram anos.
Cronômetro amigo: Programe as luzes para desligarem de madrugada. O planeta e sua conta de luz agradecem.
Menos é mais (de novo): Dá para criar um ambiente mágico sem parecer que seu quintal é uma filial do Pólo Norte.
Aconchego: Não existe nada melhor para criar um ambiente aconchegante do que a meia luz ou luz de velas reaproveitadas.
A certificação Energia Limpa da Gaia Certificadora Ambiental atesta fontes reutilizáveis de energia, demonstrando a compensação de emissões de carbono que uma origem sustentável proporciona para seu dono.
🍾 5. Ano Novo sustentável: menos plástico, mais impacto
Festas de Réveillon são campeãs de descartáveis. Pratinhos, garfinhos, taças, a lista é grande. É comum ver as praias cobertas de descartáveis e lixo após as festas. Queremos continuar celebrando um novo ano, por isso, vamos preservá-los:
Use copos e pratos reutilizáveis: Se não tiver, peça emprestado ou alugue.
Evite glitter plástico: Troque por glitter biodegradável ou, melhor ainda, capriche no look sem ele.
Decoração DIY: Bandeirinhas de papel reciclado e velas reaproveitadas dão um charme único.
Coleta Seletiva: Lembre de separar o lixo orgânico do não orgânico, facilitando a Coleta Seletiva e reciclagem dos mesmos.
Já parou para quantificar o quanto de lixo produzimos em um único dia? Imagine uma empresa! Por isso a cer tificação Zero Resíduo agrega valor para corporações que dão a destinação adequada aos seus resíduos.
🎆 Feliz ano velho
Em média, uma pessoa gera 30% mais lixo em dezembro do que no resto do ano. E boa parte desse lixo vai parar nos oceanos ou em aterros, levando séculos para se decompor. Pequenas ações podem ter um grande impacto: reutilizar enfeites, evitar desperdícios e optar pelo reuso podem fazer suas festas brilharem, mas sem apagar a luz de Gaia.
Claro, você tem o poder de escolha, por isso opte por marcas certificadas e comprometidas com a sustentabilidade. O Natal e o ano novo são sobre amor, generosidade e união – e isso inclui cuidar do planeta que nos sustenta. Então, bora fazer bonito? Gaia merece um Ano Novo cheio de esperança e nós também, se cada um fizer sua parte, teremos muitos anos para celebrar. ✨
Comentários