Turismo Sustentável: Curtir e cuidar do planeta
- Gaia
- 4 de jan.
- 5 min de leitura
Atualizado: 28 de jan.
Quem não ama viajar? Trocar o caos do dia a dia por paisagens paradisíacas ou aventuras emocionantes é o sonho de qualquer bom trabalhador. É comum vermos as consequências do turismo afetando a fauna e flora local, desmatando e construindo estruturas em áreas preservadas. Além disso, muitos turistas acabam poluindo e afetando o meio em que vão, o que envolve diversos fatores, desde jogar um lixo no lugar errado até afetando a cultura de uma sociedade.
Mas e se eu te dissesse que dá para explorar o mundo sem pesar na consciência – ou no planeta? Sim, meu caro aventureiro, titã de Gaia, estou falando do turismo sustentável, uma forma de viajar que faz bem para a alma e para o mundo. Bora entender o que é isso e como praticá-lo?

⛱️ O que é turismo sustentável?
De forma simples, turismo sustentável é viajar sem deixar rastros – ou, pelo menos, deixando os menores possíveis. É aquele turismo que respeita o meio ambiente, valoriza a cultura local e ajuda a economia das comunidades que você visita.
Por exemplo, em vez de lotar praias com lixo plástico ou correr atrás de golfinhos em barcos ilegais, a ideia é curtir a natureza de forma responsável e garantir que as próximas gerações também possam desfrutar dessas maravilhas.
Tentamos fazer o possível para mitigar o impacto humano de uma forma ESG, ou seja, Ambiental, Social e Governamental. Claro, algumas coisas são inevitáveis, como as emissões de Gases de Efeito Estufa provocadas pelo combustível dos aviões. Mas existem outras escolhas sustentáveis que podem e devem ser tomadas para minimizar o que foge do nosso controle. Bom, aqui vão alguns dados para mexer com o coração de qualquer turista consciente:
O setor de turismo é responsável por 8% das emissões globais de carbono, segundo um estudo da revista Nature Climate Change. Grande parte disso vem de transporte, energia e desperdício.
Em 2019, antes da pandemia, o turismo movimentou US$ 9 trilhões, mas uma parcela significativa foi para grandes corporações, enquanto comunidades locais ficaram com as migalhas.
O turismo sustentável vem para equilibrar essa balança. Ele não só reduz o impacto ambiental como também promove justiça social e preserva culturas locais. É o tipo de viagem que deixa o lugar melhor do que você encontrou!
🚢 Como praticar o turismo sustentável?
Pense que você está lá para conhecer novos lugares e ter novas experiências, mas assim como essas coisas te impacto e transformam, você também é responsável pela influência que provoca ao estar lá. Assim como tudo no planeta, é uma via de mão dupla. Por isso, estar consciente disso é o primeiro passo. Agora que você já está interessado, aqui vão algumas dicas práticas para se tornar um turista verde:
Escolha transporte conscienteSempre que possível, opte por transporte público, bicicletas ou simplesmente caminhe para explorar o destino. Aviões são vilões em emissões, então, para viagens curtas, considere alternativas como trens ou ônibus.
Diga não ao plástico descartávelLeve sua garrafinha reutilizável, sacolas ecológicas e diga adeus aos canudinhos. Parece pouco, mas pequenas mudanças fazem uma enorme diferença. Cada um fazendo sua parte, é assim que chegamos lá!
Valorize o comércio localEsqueça os souvenirs genéricos feitos na China! Prefira comprar produtos artesanais diretamente de moradores. Isso fortalece a economia da região e ainda garante lembranças únicas.
Participe de atividades conscientesEm vez de tours que exploram animais ou destroem a natureza, opte por experiências educativas e ecoturismo. Exemplos incluem caminhadas em reservas ecológicas ou mergulhos supervisionados.
Hospede-se em acomodações responsáveisBusque hotéis ou pousadas que tenham práticas sustentáveis, como uso de energia solar, redução de água e apoio à economia local. Olha só algumas opções incríveis:
Uxua Casa Hotel (Bahia, Brasil): Um paraíso sustentável em Trancoso, que trabalha com materiais locais e apoia artesãos da região.
Selina (diversos países): Focado em conexão com a comunidade local e sustentabilidade, perfeito para viajantes modernos.
A Gaia Certificadora Ambiental possui o selo verde Empresa Consciente ESG que identifica pequenos e grandes negócios comprometidos com estratégias sustentáveis. Existem outras certificações como Carbono Neutro, Energia Limpa e Zero Resíduo que também se adequa ao setor do turismo sustentável. Encontrar acomodações aliadas aos projetos ecológicos é uma garantia de que aquele trabalho é consciente.
🚂 Quem está liderando o movimento?
Áreas como Lençois Maranhenses merecem atenção, pois a ação do turismo usando veículos ilegais no parque, estariam afetando e destruindo essa beleza natural. Os corais de Cáncun é outro destino turístico em risco, pois muitos turistas nadam sobre eles e levam pedaços como souvenirs.
Ainda assim existem destinos que se destacam pela sua preocupação e exemplo de turismo sustentável, alguns detalhes no território nacional são:
Caminhos do Sertão (Santa Catarina): Focada em cicloturismo e ecoturismo, promove roteiros que integram natureza e cultura local.
Fernando de Noronha (Pernambuco): Existe uma grande preocupação com a flora e fauna local, além de taxas de conservação para turistas e programas de biologia da vida marinha.
Parque Bondinho Pão de Açúcar (Rio de Janeiro): Um ícone do turismo brasileiro que conserva a mata atlântica
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (Amazonas): Uma experiência para se conectar com a Floresta Amazônica e conhecer as comunidades locais.
Bonito (Mato Grosso do Sul): Um destino de ecoturismo carbono neutro que controla o número de visitantes com um voucher digital.
Chapada Diamantina (Bahia): Preserva uma área de 152 mil hectares com biomas como Caatinga, Cerrado e a Mata Atlântica.
Claro que não nos limitamos apenas a esses locais e talvez seja interessante criarmos uma lista em um próximo artigo para termos aquelas opções para colocar em prática o turismo sustentável. O Brasil é muito rico em ecossistemas e em parques que buscam conservá-los. Fora do país, alguns locais também destaque no turismo sustentável:
Point Lobos, Monterey, Estados Unidos: Um passeio pela natureza que permite conhecer a vida selvagem local.
Azurmendi, Bilbao, Espanha: Um restaurante premiado com três estrelas Michelin que usa energia geotérmica e solar, cultiva vegetais na horta e transforma o lixo orgânico em composto.
Torres Vedras, Portugal: Um destino com 20 km de costa, praias de areia fina, rios com águas termais e um rico património histórico.
Finlândia: O país por si só destaca-se nos pilares de sustentabilidade social, riscos e transportes sustentáveis.
Suécia: Lá surgiu o movimento anti-vôo (flygskam ou flight shaming) e o governa trabalha ativamento com as ODS da ONU. No turismo, são referencia em hospedagem com arquitetura ecologicamente correta e luxuosa.
Áustria: Se destaque por sua ecomobilidade, especialmente através das vias ferroviárias de última geração.
O turismo sustentável não é sobre abrir mão de viajar, mas sim fazê-lo de forma mais responsável. Afinal, quem ama explorar o mundo também deve se preocupar em protegê-lo, certo? Então, da próxima vez que você preparar as malas, lembre-se de incluir um pouco de consciência ambiental. E que Gaia abençoe suas viagens! 🌎✈️
Commentaires